A Prática Diária da Meditação

Praticar a meditação diária significa investir em seu equilíbrio em todos os aspectos, físico, mental e espiritual.

Quem consegue incluir a meditação em sua rotina diária usufrui de inúmeros benefícios. Os mais comentados costumam ser os relativos à saúde física, pois a melhora é significativa e o resultado aparece após muito pouco tempo (em média depois de uma semana você já começa a notar os benefícios). Mas devo informar que os efeitos físicos são consequências do equilíbrio emocional e espiritual que a prática da meditação proporciona.

A maior dificuldade que as pessoas encontram para aderir a esta prática, por incrível que pareça tem a ver com o comprometimento e a organização.

A maior desculpa costuma ser a famosa “falta de tempo”… Porém, se você dispor de 15 minutos por dia será suficiente para praticar a meditação. Acredito que mesmo que você tenha uma rotina bem atribulada, é perfeitamente possível encontrar 15 minutos para parar um pouquinho e meditar. O que talvez seja mais difícil seja se comprometer com você e de fato realizar a prática.

É muito comum quando resolvemos incluir algo novo em nossa rotina que o corpo e a mente resistam a essa mudança. Mesmo sendo uma pequeno mudança de 15 minutos diários, é preciso lutar contra a auto sabotagem da mente. Somos criaturas de hábito, e sempre que algo novo é inserido em nossa realidade a nossa tendência natural é repudiar e tentar driblar aquilo.

Então é preciso além de encontrar seus 15 minutos diários, brigar por eles com sua própria mente, que provavelmente vai lhe dizer que você precisa desses minutos para fazer alguma outra coisa.

A boa notícia é que isso é algo passageiro. Assim que você se comprometer e insistir em adicionar essa prática na sua rotina diária e a mente perceber que aquilo está fazendo bem, ela não só vai relaxar, como vai incorporar a prática à rotina diária e vai passar a vê-las com “bons olhos”.

Comprometimento é a palavra chave para se ter sucesso nessa empreitada. Tudo que iniciamos é um pouco desafiador. Mas aos poucos vamos dominando aquilo, perdemos o medo e ganhamos confiança.

Só que quando o comprometimento é conosco mesmo tendemos a relaxar… Não deixe que isso aconteça com você.

Valorize-se e valorize seu encontro com você mesmo. Tenho certeza que uma boa transformação o aguarda se escolher trilhar por este caminho.

Encare como um aventura pessoal.

Tenho certeza que você vai se surpreender.