As 12 Casas do Mapa Astral

A carta natal, ou o mapa astral é dividido em 12 casas, dentro dessas casas são distribuídos os 12 signos e também os planetas, estrelas e asteroides que usamos para a interpretação.

As casas representam áreas específicas da vida da pessoa, ou os campos de experiências onde ocorrem os eventos de acordo com a posição e a combinação dos elementos (signos, planetas, estrelas, asteroides e aspectos).

Escrevo agora uma breve apresentação para você que deseja entender um pouco mais sobre o mapa astral e como funciona a sua interpretação. O conteúdo exposto aqui é apenas um resumo dos dados principais a serem analisados através das casas.

CASA 01 – Associada a Marte e a Áries
A primeira casa determina nosso Ascendente. Reflete quem somos e como conhecemos a vida. A forma pela qual percebemos o mundo. Traça o modo como fazemos nossas escolhas.

Nós sonhamos o mundo de acordo com nosso Ascendente, a forma como iremos realizar esse sonho dependerá de onde estiver posicionado o Sol. O Ascendente é o caminho para se chegar ao Sol.

Signos e planetas indicam os tipos de funções que temos que realizar para descobrir a própria identidade, as tarefas que quando realizadas irá nos mostrar quem verdadeiramente somos.

Descreve o efeito que nossa entrada em cena provoca nos outros, refletindo a aparência física e o semblante.

CASA 02 – Associada a Vênus e a Touro
Casa que representa os valores, as posses, o dinheiro e os recursos disponíveis. Aquilo que possuímos ou esperamos possuir, recursos ou atributos que, quando desenvolvidos, nos darão um sentido de substancia, merecimento, segurança pessoal.

Signos e planetas indicam os tipos de faculdades e capacidades inerentes que podemos desenvolver e concretizar adquirindo maior sentido de autovalorização. Indicam também como se dará o nosso relacionamento com o dinheiro e posses, nossas atitudes com o plano material e as condições que se encontram nele.

CASA 03 – Associada a Mercúrio e a Gêmeos
Casa que representa nossa vontade de querer crescer e explorar. Desenvolver a habilidade para se comunicar e identificar coisas.

Representa nossa mente concreta. Controla a parte mental relacionada com a fala, memória, modo de pensar.

Planetas e signos revelam nosso relacionamento ou nossa atitude diante do próprio conhecimento, de todas as formas de comunicação que podemos desenvolver e também a nossa criatividade.

CASA 04 – Associada a Lua e a Câncer
Também conhecido como Fundo do Céu, essa casa representa o lugar para onde voltamos para dentro de nós mesmos. O centro interior para onde o nosso eu retorna a fim de descansar antes de dar início a novas atividades. Está associada ao lar e à alma.

Ela descreve como somos bem no fundo, quais influências da família trazemos conosco.

Planetas e signos revelam a atmosfera que se sente no lar e o tipo de condicionamento ou instrução que recebemos no lar, nossa herança psicológica.

CASA 05 – Associada ao Sol e a Leão
A casa que nos traz expansão e transformação, que ilumina nossa vida, que nos torna um ser especial, que nos traz reconhecimento.

Está relacionada à expansão criativa, incluindo as criações artísticas, mas principalmente como enfrentamos a arte de viver.

Está associada a jogos, competições, esportes, hobbies, divertimentos em geral. Tudo o que realizamos por prazer em nosso tempo livre.

Descreve a nossa criança interior, nossa parte que gosta de brincar e que permanece eternamente jovem.

Esta casa também está associada aos nossos filhos e aquilo que deixamos como descendência. Como será nossa experiência no papel de pais.

Planetas e signos sugerem os tipos de divertimentos a serem explorados e a maneira como isso irá acontecer. Também sugerem como serão os nossos romances e nossa expressão sexual.

CASA 06 – Associada a Mercúrio e a Virgem
Essa casa descreve todo o nosso cotidiano. Tudo o que realizamos em prol de nossa melhor auto definição. O relacionamento entre o que somos dentro de nós com tudo aquilo que nos rodeia. Nossa conexão corpo-mente.

Está associada com nossa saúde, com nosso trabalho diário, com os serviços que prestamos e tudo o que precisamos ajustar as nossas necessidades, nossa organização de tempo, a rotina diária, as prioridades e aquilo que devemos deixar de lado.

Planetas e signos descrevem eventos relacionados a trabalho e emprego e sugerem as tarefas para as quais temos melhor potencial, mostrando o modo como encaramos o trabalho.

CASA 07 – Associada a Vênus e a Libra
Também conhecido como Descendente, trás o ponto de consciência dos outros.

Descreve nossos relacionamentos e as qualidades que procuramos em nosso companheiro. É o campo no qual aprendemos a cooperar com os outros.

Planetas e signos descrevem o tipo de parceiro que atraímos, as condições do relacionamento, o que esperamos encontrar nos relacionamentos íntimos e os atributos que mais notamos na outra pessoa.

CASA 08 – Associada a Plutão e a Escorpião
Essa casa é a casa dos bens dos outros, das finanças do casamento, as heranças, as sociedades. Aqui aprendemos a lidar com os bens que não nos pertencem.

Nessa casa veremos os resultados da 7ª casa, a essência dos relacionamentos e tudo aquilo que ele foi capaz de produzir.

Essa casa também representa o sexo, a regeneração e o oculto. Ela purifica e regenera, trazendo à superfície, através do relacionamento atual, problemas não resolvidos nos relacionamentos anteriores.

Também demonstra nossa relação com o plano astral e a que tipo de energias somos mais sensíveis.

CASA 09 – Associada a Júpiter e Sagitário
Casa da filosofia de vida, da religião, da intuição, da busca por nossas verdades e propósitos de vida.

Planetas e signos descrevem a maneira como seguimos uma filosofia ou religião, bem como o tipo de Deus que formulamos na vida, a sua imagem.

Essa casa também está ligada a viagens e longas jornadas. Descreve a perspectiva que ganhamos quando nos afastamos para trás e olhamos a vida de uma certa distancia.

Também é a casa dos estudos, principalmente a educação superior, indicam o campo de estudo mais propício para se dedicar.

CASA 10 – Associada a Saturno e a Capricórnio
Também conhecido como meio do céu. Essa casa indica como nos comportamos publicamente, a imagem que queremos apresentar ao mundo, a maneira pela qual gostaríamos de ser vistos pelos outros e como nos descrevemos a eles.

É a casa da nossa ambição. Mostra aquilo que mais gostaríamos que fosse lembrado como nossa contribuição para a sociedade, nosso status e lugar no mundo.

Planetas e signos sugerem não tanto a profissão em si, mas principalmente a maneira como a pessoa chega a uma carreira. Significa a realização da personalidade individual através da satisfação pessoal conseguida usando nossas habilidades e talentos para servir e influenciar a sociedade.

CASA 11 – Associada a Urano e Aquário
Essa casa representa nossa tentativa de ir além de nosso ego identidade e tornar-nos algo maior do que já somos. Mostra a maneira como funcionamos como parte de um sistema. Representa o conceito de consciência grupal.

Nessa casa nossa energia pode ser investida em promover e realizar a identidade, propósito e causa de qualquer grupo a que pertençamos.

Signos e Planetas determinam os tipos de grupos aos quais iremos nos associar e também a maneira como fazemos amigos, como nos portamos nas amizades.

Também é a casa das esperanças, das metas, dos desejos e dos objetivos. O desejo de sermos algo maior do que somos tem de ser acompanhado pela capacidade de considerar novas e diferentes possibilidades.

CASA 12 – Associada a Netuno e a Peixes
Essa é a casa do inconsciente. Representa nossa religação com a unidade.

Revela padrões, anseios, instancias e compulsões que operam em níveis abaixo do conhecimento consciente, e mesmo assim influenciam significativamente nossas escolhas, atitudes e diretrizes na vida.

Essa casa contém tanto o nosso futuro como o nosso passado.

Também é conhecida como a casa dos inimigos secretos e das atividades por baixo do pano. Isso pode significar literalmente pessoas que intrigam/conspiram contra nós, mas mais parecem ser fraquezas ocultas ou forças dentro de nós mesmos que minam a realização de nossos objetivos e metas conscientes.

As informações contidas nesse texto foram compiladas do livro:
SASPORTAS, Howard – As doze casas – Uma interpretação dos planetas e dos signos através das casas – Editora Pensamento.