2019 – O Ano de Marte

O Ano Novo Astrológico inicia-se em 20/03/2019 quando o Sol ingressa no signo de Áries, porém como comemoramos coletivamente a virada do ano em 31/12, as energias do próximo regente manifestam-se desde esse período, intensificando-se a partir de março. Podemos dizer que os três primeiros meses do ano são um “período de transição” entre o regente atual (Saturno) e o próximo (Marte).

Regente do Signo de Áries…
O planeta Marte é o planeta da AÇÃO, ele tem pressa, não questiona, vai lá e faz, é direto e objetivo, não perde tempo, quer terminar logo e fazer a diferença, nem que para isso ele precise passar por cima de algo ou de alguém. Este ano estaremos imbuídos desta força, dessa energia de iniciativa, empreendedorismo, de coragem e de pressa em realizar algo.

Arquétipo do Guerreiro…
Todos nós temos as nossas próprias batalhas para lutar, algumas mais tranquilas, outras mais tensas, aquelas que já estão quase ganhas e aquelas em que estamos perdendo feio. Independente de ser uma batalha interna ou externa, grande ou pequena, particular ou social, esse será um ano em que nosso “guerreiro interior” estará pronto para lutar, querendo mostrar a que veio, não relutará em ir a campo e resolver as pendências. Isso é muito bom, porém, devemos ter o discernimento para saber escolher as nossas batalhas, não se pode lutar em todas, não se pode vencer todas, não se pode dar conta de tudo. Então o segredo para o sucesso, ou no caso, o segredo para se chegar à vitória, é exatamente saber escolher as batalhas certas e ter humildade para declinar daquelas que se sabe não poder vencer.

Chegar primeiro não é tão importante quanto fazer primeiro…
Empreendedorismo, inovação, originalidade serão as palavras de ordem para quem desejar se destacar em 2019. Por mais conservador que seja o ambiente em que você vive, ou trabalha, se você quer se destacar vai precisar inovar de alguma forma. Comece por inovar suas próprias atitudes, não dá para manter o mesmo comportamento e esperar resultados diferentes.

Não espere o outro, o sistema, o governo…
Esse ano não terá tempo e nem espaço para reclamações. Ao invés disso, faça você a diferença. Se algo lhe incomoda, vá lá e conserte, se não pode consertar, tente construir algo novo que seja melhor que aquilo que lhe incomoda. Não dá para consertar, nem transformar? Então, elimine. Sim, não perca nenhum tempo além do necessário. Porém equilibre as energias entre impulso e impaciência.

Faça algo pequeno todos os dias…
Acabamos de sair de um ano regido por Saturno (2018), que pedia que fizéssemos mudanças significativas. Neste ano as coisas precisam ser menores e mais rápidas. Não foque em grandes mudanças, ou em grandes objetivos, foque no dia-a-dia, não tenha preguiça, tenha iniciativa. Comece por algo pequeno, mas comece hoje, não adie nada, por menor que seja, justamente por ser pequeno, faça agora. Esse ano precisa literalmente ser vivido todos os dias, a cada dia faça algo, semeie, invista, aprimore, persista. Os grandes resultados virão do conjunto de pequenas ações.

Posições planetárias importantes
Planetas em domicílio (Júpiter, Saturno e Netuno)…

Quando o planeta está domiciliado quer dizer que ele está no signo em que rege, digamos que ele está “em casa”, pois as energias tanto do signo como do planeta são complementares, elas trabalham muito bem juntas. Durante esse período o planeta tem força total para trabalhar para você se você souber aproveitar e direcioná-los para seus objetivos.

Júpiter em Sagitário – Até 02/12/2019
Júpiter traz crescimento, expansão, conhecimento, justiça, viagens (especialmente as de longa distância), contato com a natureza e com o seu lado espiritual (dentro de suas crenças). Todos estes assuntos e setores podem e devem ser desenvolvidos durante este ano. Porém, deve-se tomar cuidado com os exageros. Atenção especial para os meses de janeiro, junho, agosto e outubro. Nesses meses Júpiter faz quadratura com Netuno (planeta que traz ilusões), é necessário cuidado para não juntar o exagero de Júpiter com a ilusão de Netuno. Cuidado para não expandir problemas ou doenças, foco e cuidado com seus pensamentos farão a diferença. Use essa energia para expandir sua consciência, autoconhecimento e tudo aquilo que lhe faz bem.

Saturno em Capricórnio – Até 22/03/2020
Aqui o assunto é colocar ordem na bagunça, com responsabilidade. Não basta organizar, tem que ser funcional, tem que mostrar resultado e algo deve ser construído com responsabilidade. Saturno obriga você a crescer e amadurecer, se você ainda faz algo no qual não vê sentido, é melhor rever e livrar-se disso que algum jeito. Aqui ele cobra posicionamento e comprometimento com aquilo que realmente é importante e faz sentido para você, só assim você irá construir estruturas na sua vida que sejam fortes e duradouras.

Netuno em Peixes – Até 26/04/2026
Essa energia pede que se mergulhe dentro de si e dos próprios sonhos, e através deles você compreenda de uma vez por todas que você faz parte de algo maior. No mundo de Netuno (mundo das águas) não existe fronteiras ou limites, tudo é uno. E é isso que temos que perceber, qualquer ação sua reflete no outro, na sociedade, no planeta. Você nunca está sozinho, está sempre conectado. E se compreender como essa conexão funciona, poderá utilizá-la conscientemente, poderá transformar-se em seu próprio mestre, basta aprender a olhar para dentro de si e buscar as respostas que necessita.

Urano em Touro – 07/03/2019 até 26/04/2026
Pense num planeta que quer ser original e inovador agindo através da energia de um signo de estabilidade e segurança. O resultado disso é que as boas ideias, aquelas que realmente funcionam e fazem a diferença para um número significativo de pessoas terão atenção e receberão apoio para se consolidarem e virarem realidade. Agora é hora de juntar a criatividade com a originalidade, tecnologia a serviço do bem estar social e coletivo. Crie, mas não crie para si, crie para o mundo e não tenha receio de mostrar e defender suas ideias para aqueles que possam concretizá-las.

2019 será tenso? Será… Marte é nervoso… Tenha muita atenção com a saúde, física e mental. Muita energia física precisa ser direcionada, faça exercícios, caminhe, tire um tempo para ficar perto da natureza (acredite, isso vai fazer muita diferença!). Quanto a saúde mental, seu cérebro é uma ferramenta exemplar, mas ele também pode esgotar-se e precisa de atenção, o desgaste mental pode trazer doenças sérias, portanto, entenda que sua mente também precisa de intervalos para descansar. E a saúde espiritual? Esse ano será muito dinâmico, ágil, e tende a nos esgotar energeticamente se não nos cuidarmos. Então, dentro de suas crenças, dentro daquilo em que você acredita, cuide-se espiritualmente, encontre e mantenha seu equilíbrio para que você possa aproveitar esse ano da melhor forma possível. Aja, mas aja com empatia, pense em si e nos outros antes de tomar uma atitude.

E aí, está preparado para essa batalha? Eu desejo que você lute por tudo aquilo que acredita e que entenda que pode fazer isso sem se machucar ou machucar os outros. Enfrente seus “inimigos internos” e os externos desaparecerão… Mostre ao mundo a sua melhor versão. Sempre.